12 de março de 2011

“Esperança Urgente”

Vai raiar o dia em que a terra não derramará mais lágrimas de dor pungente.
Mas de felicidade abundante para fazê-la mais fértil; berço da diversidade, rica na simplicidade.
Vai raiar o dia em que os filhos da Terra serão livres e saberão cuidar do que é realmente necessário.
E que a vida não será mais mercadoria aos olhos dos homens e mulheres.
Vai raiar o dia em que todos terão onde viver, pois não haverá mais cercas e nem fronteiras.
E não existirão áreas de preservação, pois toda a vida será respeitada e preservada simplesmente por ser vida.Vai raiar o dia em que a Terra será da Terra.

  
PARA REFLETIR: PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE?

Biodiversidade ou diversidade biológica significa a variabilidade de vida existente no planeta terra. A Biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas.
Preservar a biodiversidade é reconhecer os seus diversos valores e utiliza - lá, de forma sustentável, no desenvolvimento de nossa sociedade. Mas o que significa esse desenvolvimento sustentável?
É valer-se do que a natureza nos oferece, sem esgotar e, em especial, conservando a biodiversidade. Isso compreende a utilização de modo e em ritmo que não cause desequilíbrios no ecossistema.
A degradação ambiental é desenfreada, ocorre de diversas formas e é generalizada no planeta. A poluição e a destruição afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas, a qualidade dos recursos naturais e o meio-ambiente como um todo.
Ensinar a cuidar da vida e cuidar do mundo, essa é uma das tarefas que a educação tem hoje. É da preservação da biodiversidade e da construção de um mundo sem exploração que depende nossa qualidade de vida no presente e no futuro.
Nos jovens somos força de transformação. Essa força faz com que seja possível renovarmos a esperança na construção de uma nova relação com o meio ambiente e entre os seres humanos.
Essa força deve ser usada a cada novo dia, cuidando do novo que nasce sentindo o perfume das flores que brotam no caminho e colhendo os frutos de nosso empenho. Há que se cuidar da vida e cuidar do mundo, com toda a alegria e sonho de nossa juventude, tomados pela fé de que faremos um mundo sem exploração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário